Publicado em 07/Jan/2022

DESENVOLVE MT OFERECE CRÉDITO PARA MULHERES E JOVENS EMPREENDEDORES DE MT

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (21.12), dois importantes novos programas: Mulher e Jovem Empreendedor, que visam estimular o fortalecimento das empresas, além de fomentar a geração de emprego, renda e o desenvolvimento dos negócios em Mato Grosso.

Para o governador Mauro Mendes, o trabalho realizado da Agência de Fomento de Mato Grosso (Desenvolve MT) vem se desenvolvendo muito desde o início de 2019, período em que ocupava penúltima colocação e estava na 15ª colocação no ranking das agências do País. Hoje, é a sétima em Capital.

“O governo lança com um caminho de oportunidades, pois esse é um programa de grande alcance social. Empreender muitos desejam, com esse recurso, um jovem recém-formado pode comprar dois computadores, montar uma estação de trabalho e começar a prestar serviço na área de Engenharia. Uma mãe pode comprar uma máquina de costura ou montar um salão de beleza, pode fazer uma compra de equipamentos para cozinha e fazer salgados, são dezenas, centenas de oportunidades que podem ser alcançadas com esse recurso”, disse o governador.  

A iniciativa oferece linhas de crédito para incentivar mulheres empreendedoras de todas as idades, e jovens empreendedores entre 18 a 29 anos que estejam à frente de seus negócios, como proprietários ou sócios da empresa.

Para o deputado estadual, Carlos Avallone, a Desenvolve MT é um braço importante para o desenvolvimento do Estado. “É um projeto que vai fazer a diferença na vida das pessoas, são jovens e mulheres que terão a oportunidade e a dignidade de poder trabalhar mais e melhor”.

O crédito será acessível para todos os setores da atividade econômica, uma oportunidade para transformar empresas conduzidas por jovens e mulheres contribuindo para a desigualdade de gênero.

Condições do Crédito

A iniciativa oferece uma linha de crédito no valor de até R$15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa. O prazo para pagamento é de até 42 meses, com seis meses de carência e taxa de juros de 0,37% ao mês.

Não há limitador do tempo de faturamento da empresa para tomar o crédito. Do total financiado, 70% deverá ser utilizado em investimentos pagamento direto ao fornecedor, e 30% para capital de giro. Caso a empresa possua alguma pendência poderá utilizar o recurso em até 30% para limpar o nome. E se o empreendedor for pessoa física poderá formalizar antes da solicitação do crédito.

O foco é para o empreendedor que busca financiar insumos ou serviços relacionados à atividade produtiva da empresa. Como aquisição de softwares, material de construção, móveis e utensílios nacionais novos, máquinas e equipamentos, mercadoria de revenda entre outros.

Os interessados podem solicitar o crédito pelo site www.desenvolve.mt.gov.br, clicar no banner do programa e obter todas as informações. Ao solicitar o crédito, ele será redirecionado para o Portal de Crédito.

LINK DIRETO PARA O EDITAL: http://www.mt.gov.br/web/desenvolve-mt/-/18667850-novo-programa-social-oferece-credito-para-mulheres-e-jovens-empreendedores-de-mt